sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ISTO É UMA DESUMANIDADE, NÃO SE MANDA ALGUÉM DE FÉRIAS PARA DEMITIR DEPOIS

O momento chega

 Você chegou de férias. Alegre, querendo dividir o que aconteceu com os colegas.
É uma Sexta-Feira.Na Segunda é dia primeiro do mês.
Você senta na mesa e o telefone toca. Você pensa que é seu chefe. Não é. É a menina do RH pedindo para você “dar um pulo” até lá.
 Vai começar aquela conversa fúnebre: você preocupado(a) em terminá-la arrasado(a) por um dos maiores impactos emocionais que podem acometer à uma pessoa: a demissão. 
Demissão está psicologicamente associada aos dois maiores medos que o ser humano tem na vida: o medo do fracasso e o medo da rejeição. Por isso é um processo bem delicado e os impactos podem ser maiores do que se imagina.
O trabalho sempre foi um meio para o indivíduo realizar uma tarefa (que está relacionado a um dos propósitos de vida que é fazer as coisas) e ainda mais antigamente tinha uma representação bem ruim. Hoje, alguns conceitos estão se modificando.
Além da vontade de fazer as coisas, é também um meio para realizar sonhos e um grande veículo para trazer mais sentido à vida e estabelecer relacionamentos com outros indivíduos.

A relação de trabalho para os brasileiros é, de maneira geral, de amor e ódio.

 Estas pessoas tomam para si o trabalho como algo íntimo, pessoal, familiar praticamente. Por isso, é normal ouvirmos dizer por aí, com entusiasmo, que as pessoas dão o sangue pela empresa quando necessário, que se esforçam o quanto podem quando ela precisa de suas forças.
 Sempre costumo alertar: não priorize quem lhe trata como opção.
Esse vigor também tem um lado negativo. Quando alguém é obrigado a se afastar - quando é demitido -, o efeito não poderia ser outro: culpa, sentimento de tristeza, por vezes até depressiva.Por que eu? È sempre a pergunta que fica.

 O motivo 

Por que não me quiseram mais? Por que me descartaram? A falta de objetividade na hora de explicar o motivo do encerramento do contrato de trabalho é outro pecado.

Um processo correto de demissão tem como característica essencial a transparência. Quando razão dada é genérica ou não verdadeira, a sensação que fica é de que a invenção de um motivo tem por objetivo mascarar problema pessoal ou político. Péssimo para o demitido, péssimo para a reputação do chefe e trágico para o clima na empresa. 
Em uma demissão correta, após informar o motivo da dispensa, o chefe agradece e se coloca à disposição para ajudar na nova etapa de carreira. É a pauta mínima de um processo de dispensa

 Isto é uma desumanidade. 

Não se manda alguém de férias para demitir depois.

Pior sem explicar os motivos. Ou então dar aquela desculpa esfarrapada que é redução do quadro, os negócios não vão bem. Algumas empresas fazem isto por dois motivos: um para procurar alguém para substituir você durante as férias e também, ou de outra uma forma nas empresas mais mesquinhas, não ter pagar esta férias como se isto fosse economia.

Mudanças

 Algumas empresas decidiram reconhecer o lado humano e sensível da rescisão de contrato de trabalho e elaboraram, então, regras e normas para suavizar, e não deixar tão odioso, o impacto da demissão de um profissional, que pode ter dedicado anos do suor de seu trabalho a uma empresa. Um bom exemplo disso é o fato de algumas empresas não demitirem ninguém em sextas-feiras ou após as férias ou em em períodos que antecedem grandes feriados e festividades.
Aquela velha história citada acima de “o RH precisa conversar com você,” deveria ser coisa do passado.
Aliás, não há nada mais impessoal e frio do que terceirizar a culpa da demissão ao profissional de RH. É o superior direto do profissional que deve executar o ato demissório, olhando nos olhos do subordinado. Ele selecionou e avaliou o funcionário. Algumas empresas sérias já estão fazendo isto.

 Demissão não deve ser uma surpresa. Aprenda isto.

Aqui é preciso fazer um desabafo: acho um ato de tremendo mau caráter realizar uma demissão de maneira inesperada e inadvertida.

Logo explico. Primeiro, precisamos colocar de lado as situações de justa causa. Essas, como o próprio nome diz, não têm hora nem lugar para acontecer, pois se justificam. Já ouvi por várias vezes as “surpresas” desagradáveis que os profissionais acabam passando.
Dentre outras razões mais bobas, foram demitidas após entregarem um projeto importante que daria muito lucro a empresa, após retornarem de uma cirurgia ou afastamento medico e, a pior a todas, após as férias.
O ideal é que a demissão seja a ultima opção, o último e decisivo ato que conecta uma série de fatos e acontecimentos àquele desfecho.
É após os sucessivos feedbacks, falhas e erros que se cria uma condição favorável e justa ao afastamento de um profissional. Por isso é mais que importante fazer atas em todas as reuniões de feedback.
Desta maneira, constrói-se um histórico e fica claro no ato da demissão o que foi dito, quando foi dito, quantas vezes aconteceu, porque aconteceu e assim por diante. Isso legitima e torna inquestionável a decisão final, por estar embasada em fatos de um documento formal produzido com o consentimento de ambas as partes.
Esperemos que 2017 seja pelo menos um pouco diferente.
Fonte : JOSÉ ZULMAR LOPES-Administrador de Empresas, mais de 25 anos no segmento de engenharia, 22 dos quais na alemã Siemens no Brasil e exterior. Ultimamente gerente financeiro das Torres Eólicas do Nordeste na Bahia, fruto da Joint Venture entre Alstom ( hoje GE) e Andrade Gutierrez , Atualmente gestor local da Zencridi :negócios entre Brasil- Alemanha-Brasil e Sócio da RGL Consulting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário