Um novo e atraente incentivo está sendo oferecido pela Secretaria da
Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) para as empresas de comércio eletrônico se
instalarem no Estado. A carga tributária dos produtos comercializados
via internet ou telemarketing, que era de 17%, foi reduzida para 2% em
casos de vendas para outros estados e Distrito Federal.
A nova tributação, que entrou em vigor em dezembro, foi determinante
para confirmar a instalação do centro de distribuição da Saraiva.com.br
em Salvador, ainda este mês. Outras grandes empresas do segmento, como a
Extra.com.br e a Americanas.com, também já confirmaram a instalação de
centros similares na Bahia nos próximos meses.
O diretor Geral de Operações Varejo da Saraiva, Pierre Albert
Berenstein, disse que esse incentivo permitirá à empresa investir na
concentração das operações de e-commerce e na otimização da sua rede de
distribuição para as regiões Norte e Nordeste, a partir da unidade
soteropolitana. “Trata-se de uma conquista importante para a Saraiva e
seus clientes, mas, acima de tudo, reflete o olhar de um governo atento
às oportunidades que se traduzem em investimentos e desenvolvimento, com
benefícios a toda população do Estado”.
O superintendente de Administração Tributária da Sefaz, José Luiz Souza,
explicou que a medida é importante porque a Bahia estava deixando de
arrecadar imposto neste setor, já que a maioria dessas empresas é do
Sudeste do País. “A ideia é incentivar a instalação de centros de
distribuição de empresas online no Estado, incentivando a atividade e
gerando empregos”.
Segundo Souza, a vinda das empresas irá resultar também num ganho com
logística, já que os clientes da região Nordeste poderão ser atendidos
com mais rapidez. O decreto nº 14.812/13, publicado em novembro no
Diário Oficial do Estado, passou a valer em dezembro. Os requisitos
para fruição do benefício encontram-se disciplinados no referido
decreto.
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