quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A CONSULTORIA NOS DIAS ATUAIS

Com base em estudos em relação aos preconizadores da administração e dos estudos sociais, podemos chegar a uma conclusão ou até mesmo a pensar, as empresas estão realmente sendo eficientemente consultadas? Podemos dizer que os Serviços são eficazes?

Atualmente tem sido normal atuações de consultores nas empresas, com o intuito de resolver, controlar e evitar problemas no ambiente interno e externo de seus serviços. Portanto surge aí, uma procura grande por profissionais especializados que conseqüentemente aconselham as empresas na tomada de decisões.

Não desmerecendo os profissionais consultores, detentores de conhecimentos especializados, mas existe um problema: é extremamente importante que saibam pesquisar a empresa, que tenham uma visão panorâmica dos princípios gerais de administração, da realidade do mercado, saibam discernir o ambiente interno e externo, pois assim a consultoria deixará de ser “apenas uma consultoria” e passará a ser consultoria, no seu sentido mais amplo.

Nada pode ser decidido sem que antes façam observações e indagações. Os problemas que os clientes apresentam podem ser pequenos e complexos, como também grandes e simples de resolver. Porém, às mãos de quem não tem habilidades para solucionar, tornam-se um CAOS para os clientes. Mesmo que situações problemáticas, apresentem 1% de chance, a tentativa de resolução pode ser feita, obviamente, com os critério citados anteriormente. Este 1% pode ser um diferencial, tornando 100% e assim solucionando os problemas dos clientes.


Segundo Max Weber, “Existem dois métodos principais, um generalizante e outro individualizante, ficam a critério, pois é a necessidade da pesquisa é que vai definir os caminhos a serem tomados”, portando os conselhos e Derivativos como os pareceres dados por consultores, que não tenham a capacidade de investigar as empresas e assim aplicar métodos eficazes, na dosagem correta, pode não estar sendo uma consultoria adequada. Refletimos assim:
“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo saber. Agora, é um Bem público ligado ao verbo fazer”. (Peter Druker).

A formalização e padronização de pareceres, no seu dizer geral é “tolice burocrática”, já a padronização técnica, logicamente embasada em normas, é uma metodologia de trabalho consultivo, então, é no fazer que os métodos a tornam conhecida, pois o ambiente externo é um grande campo de trabalho.

Portanto quando o serviço é prestado com qualidade, os clientes aparecem e o reconhecimento faz o consultor um famoso profissional. A concorrência é vencida através do bom trabalho prestado, isto fornece ao cliente o que ele procura acima de tudo, segurança em seus negócios.

Imagine a seguinte situação: Quando uma pessoa percebe alguma alteração na sua saúde, procura um médico com intenção de solucionar o problema; as possibilidades de cura e controle ainda não são identificadas, o médico não vai dar o diagnóstico imediato enquanto não souber o que a pessoa tem, existe aí o que pode ser chamado de erro ou “tolice burocrática”.

Dependendo do profissional procurado, o diagnóstico será dado no ato da consulta, sendo que o adequado é pesquisar o estado geral da pessoa, formalizando os indícios e depois analisando os exames pedidos. Feito isso, o médico pode aplicar os métodos corretos em seu paciente, assim buscando a cura, controle e prevenção do problema identificado. Agora, vamos pensar diferente: imagine o médico como um consultor especializado em determinada área, o paciente o cliente, pois bem, podemos concluir que a consultoria é importante desde que é tomado como critérios os métodos formais e analíticos referente aos quadros apresentados pelas empresas, pois tal consultoria pode não ser a mais indicada. É embasado nessas informações que os empresários devem tomar cuidado ao contratar Serviços terceirizados de consultoria, pois caso o problema tem haver com tributos, não se procura consultor financeiro e sim tributário.

Como havia dito, o cliente quer é segurança em seus negócios, então a figura médico pode atrair novos pacientes, se oferecer o medicamento certo e assim funcionará também com o consultor.
Enfim ser consultor é ser pesquisador, evitar definir ao cliente métodos antecipados e ser prudente, os detalhes respondem bem aos olhos de quem os pode ver e nem todas as respostas são complexas. A busca por objetividade leva o consultor ao caminho certo, e saber ouvir é uma virtude fundamental para o consultor.

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