terça-feira, 18 de março de 2014

PRESUMIDO E ONGS TERÃO QUE ENTREGAR SPED CONTÁBIL EM 2014

Mais gastos a vista. A contabilidade das empresas de lucro presumido ou entidades imunes ou isentas (associações, igrejas etc) ficará mais cara em 2014. É que estas entidades e empresas estão obrigadas a partir de 2014 a entregar SPED CONTÁBIL, que é a contabilidade anual da entidade em formato digital.


 Isso trará mais gastos para que essas empresas possam estar em dia com esta obrigação.
Além disso vai demandar muito mais cuidado e atenção com as informações financeiras. Pois para fazer o Sped todas as doações, pagamentos ou operações financeiras deverão estar devidamente informadas para a contabilidade (exemplo extratos bancários, empréstimos , aplicações financeiras etc).

Como as empresas de lucro presumido nem sempre possuem um grau elevado de organização necessário para o SPED, há um sério risco de terem problemas no cumprimento desta novidade, cuja multa pode chegar a 6 mil reais por ano.

Portanto, a partir de agora não haverá mais espaço para uma empresa ou entidade praticamente sem informações a enviar ao contador. Pois ele não conseguirá entregar o Sped com informações incompletas. Como conseguirá, por exemplo verificar se o lucro distribuído aos sócios foi ou não superior ao limite estabelecido pela receita federal para fins de adoção ou não do SPED contábil para empresas de lucro presumido ?

Então, mãos à o obra, pois haverá muito a fazer em 2014, para adequar empresas e entidades a esta obrigação que estava restrita apenas a grandes empresas ou de lucro real, mas que agora passará a atingir grande parte das pequenas empresas e todas as associações imunes e isentas.